Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Extração do Siso
O siso faz parte do trio de molares, que são os dentes responsáveis por triturar os alimentos na etapa final da mastigação. Nem sempre são indicados a extração, tudo dependo do diagnostico pelo dentista. Quando o dente erupciona (nasce) na cavidade bucal na posição correta, não prejudicando os demais dentes, a higiene bucal, não ocasionando danos a bochechas, pode permanecer tranquilamente na cavidade bucal. Porém, a sua extração se implica por diversos motivos, entre eles:
- Falta espaço na cavidade bucal: são os últimos dentes a nascerem na cavidade bucal, portanto, muitas vezes não há espaço na arcada que comporte o dente, causando assim, o desalinhamento da oclusão, dor.
- Dificuldade de higiene: Devido a localização, são mais difíceis de serem higienizados e usar o fio dental, ocorrendo maiores chances de cáries e inflamações gengivais recorrentes.
- Sisos inclusos e semi inclusos: Quando os terceiros molares não conseguem nascem na cavidade bucal, são chamados de inclusos ou impactados, ou quando nascem parcialmente, nestes casos, é indicado a extração, pois problemas maiores podem surgir como infecções e cistos
Atualmente, os terceiros molares são os dentes mais comumente indicados para extração. É um procedimento necessário e muito vantajoso para a qualidade de vida do paciente, pois interfere na saúde e geral do paciente.
Como saber se você tem ou não o dente do siso?
Através de exame clinico em consultório odontológico e exames complementares, sendo eles, as radiografias panorâmicas, que são essenciais para avaliar o posicionamentos dos dentes e suas estruturas. Também, podem ser necessários exames de tomografia computadorizada para melhor prognostico da extração.