Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Exodontia
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, a extração dentária é uma pequena cirurgia. A extração dentária era uma das atividades odontológicas mais praticadas na população. A pratica da extração dentária pode ser realizada em dentes decíduos (de leite) e permanentes, claro, seguindo as corretas indicações. Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica, sendo considerada exodontia múltipla. A cárie dentária é a razão mais frequente para a extração de dentes. Principalmente, pelo fato do indivíduo procurar atendimento tardio, ou seja, quando o dente já não está mais em condições de recuperação, seja por restaurações ou por tratamento endodôntico e reabilitações protéticas.
Outras causas que podem levar à extração de um dente incluem:
Dente fraturado: a fratura de um dente pode ocorrer de algum modo grosseiro que não seja possível e compensatório recuperar o dente, a fratura pode envolver a coroa ou a raiz ou ambas as partes dentárias, implicando na necessidade cirúrgica.
Dente com necrose pulpar: caso não resulte ou não se pondere o tratamento endodôntico ou de canal.
Dentes desvitalizados com insucesso: os conhecidos dentes com tratamento de canal que precisam ser extraídos. Esses dentes, na maioria das vezes não passaram por tratamento endodôntico qualificados, ou seja, houve alguma falha durante o tratamento ou na fase de reabilitação do dente em questão.
Dente impactados ou inclusos: são dentes que não erupcionaram na cavidade bucal, entre esses dentes, os mais indicados para a extração são os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso.
Finalidade ortodônticas: pacientes em tratamento ortodôntico que necessitam de espaço na arcada dentária são indicados pelos especialistas para extração de um ou mais dentes da arcada. Os dentes mais comumente extraídos são os primeiros pré - molares podendo ocorrer em ambos os maxilares ou somente em um.
Mobilidade dentária: o principal fator que envolve a mobilidade dentaria é a doença periodontal avançada. Sendo esta, uma fase avançada da gengivite. Pode ocasionar desconforto ao mastigar, falar, dor espontânea, em que o próprio paciente procura o atendimento sinalizando a extração.